5 plantas aquáticas para ter em casa
- Ana Vitória Magalhães
- 4 de jan. de 2021
- 3 min de leitura
Existem diversas plantas aquáticas que podem ser usadas em projetos residenciais e até em espelhos d’água. Existem plantas que gostam de ambientes mais salinos enquanto outras preferem água doce, algumas que crescem muito e outras que podem ser cultivadas em aquários.
As plantas aquáticas estão acostumadas com ambientes específicos (ex: água, pressão, luz, salinidade, ph) então é importante entender exatamente o qual é o seu ambiente para escolher a planta ideal.
Para ajudar a sua escolha, criamos um post completo com dicas de 5 plantas aquáticas para ter em casa, confira!
🌵 #1 Agua-pé (origem América do Sul)

Esta planta (nome científico Eichhornia crassipes) pode ser benéfica para algumas situações pois filtra as impurezas da água deixando o ambiente mais limpo.
Original da Bacia Amazónica, na América do Sul e nos rios do Pantanal, é a planta ideal para projetos localizados no Brasil, nestas regiões. Pode ser utilizada em espelhos d'água.
🌵 #2 Alface d’água (origem América do Sul)

Por ser similar a uma alface a planta recebe este nome. A alface d'água (Pistia Stratiotes) gosta de sol e não resiste muito bem ao frio, é ideal para ambientes ensolarados e quentes.
Sua origem é ainda um mistério, porém antigos documentos indicam que era uma planta comum no Rio Nilo. No Brasil é uma planta comum, e está adaptada a diversas regiões e é muito comum no paisagismo.
É ideal para espelhos d'água, piscinas naturais e lagos ornamentais.
🌵 #3 Ninféia (origem África)
A Ninféia (Nymphaea Spp.) pode ser comunmente encontrada em ambientes aquáticos e regiões de clima quente e tropical. No paisagismo ela produz um efeito muito interessante, pois pode deixar espelhos d'água ou lagos ornamentais com o efeito de plantas flutuantes.
A origem desta planta é da Africa mas pode ser encontrada na América do Sul, Ásia e Europa. Existem plantas parecidas com a Ninféia que são nativas da América Latina, portanto vale a pena conhecer a Vitória-Régia, nativa da Bacia Amazônica, que chega a atingir grandes tamanhos.
Ideal para lagos ornamentais e espelhos d'água.

🌵#4 Trevo-aquático (distribuida pelo Atlântico)

O famoso trevinho de quatro folhas também existe na versão aquática. É uma planta nativa do Brasil e se seu nome científico é Marsilea Deflexa.
Popularmente os trevos de quatro folhas estão associados a sorte ou fortuna, portanto trazem para o ambiente esta simbologia interessante de ser explorada no paisagismo. Além da delicadeza das folhas, o trevo-aquático ainda passa a imagem de raro.
Pode ser plantado em espelhos d'água rasos.
🌵 #5 Chapéu de couro (origem Brasil)

A planta chapéu de couro, nome cientifico Echinodorusgrandiflorus é uma planta com cerca de 30 centímetros que pode ter até uso medicinal. É conhecida por ser usada em aquários e espelhos d 'água.
A planta ideal para o seu ambiente é geralmente nativa da região onde o projeto se situa. Se o seu projeto se situa nos trópicos, escolha espécies tropicais. Se está em regiões do Atlântico Norte o ideal é escolher plantas desta região.
É importante entender que as plantas nativas sustentam uma cadeia ambiental de insetos, passarinhos e fungos. Portanto o ideal é sempre buscar por plantas da sua região para equilibrar a natureza.
Antes de escolher a planta também é interessante entender o efeito visual que ela pode gerar. Algumas plantas como a ninféia boiam, portanto geram efeitos visuais de que estão flutuando na água, o que fica muito bonito. O ideal é contratar uma Arquiteta Paisagista que tenha este conhecimento técnico, para que o projeto saia como o esperado.
Para isso as Arquitetas e Paisagistas Ana Vitória Tereza é Gabriela Virgínia do @studio.immersion podem te auxiliar 🌿
Gostou?
Fale conosco! Peça por orçamento, escreva para oceanimmersion@gmail.com
--
Para mais conteúdo como este, siga o nosso canal
Comments