5 formas de conectar a Arquitetura com a Água
- Ana Vitória Magalhães
- 31 de dez. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 2 de jan. de 2021
Um dos maiores valores do Studio Immersion é valorizar a água dentro dos projetos arquitetônicos. A água é o elemento primordial para a existência da vida no planeta e grande parte da vida hoje, é dependente da água.
A água na arquitetura pode ser utilizada de variadas formas. Pode trazer elegância, sofisticação, refrescância, paz e tranquilidade.
Hoje vamos conhecer 5 formas de conectar a arquitetura com a água, confira!

#1 Espelhos d'água
Espelhos d'água são lagos artificiais rasos que podem ter variadas dimensões. Ao contrário do que muita gente pensa, espelhos d'água não são apenas decorativos. Eles podem aumentar a umidade relativa do ar, trazer de trazer a sensação de relaxamento e tranquilidade para um ambiente.
Espelhos d'água podem ser criados dentro de espaços fechados e espaços abertos, podem ser criados para obras de paisagismo e até ser integrados com piscinas.
As opções são inúmeras, e por aqui adoramos quando os espelhos d'água também integram elementos como plantas aquáticas!
#2 Piscinas
As piscinas na Arquitetura podem ser construídas tanto em espaços grandes quanto pequenos. Podem também ser criadas dentro de ambientes fechados e podem ter opção de água quente ou temperatura ambiente.

Jardins com piscina são geralmente espaços que promovem a confraternização e momentos especiais em família, também poder ser locais onde o morador realiza exercícios físicos e ainda é um local de diversão.
Piscinas naturais e biológicas também sao uma opção interessante para quem gosta de natureza e tem o interesse em reproduzir ambientes tranquilos. Estas soluções são um exemplo de design biofílico.
As piscinas promovem a valorização do espaço e são também um elemento decorativo que pode também ser iluminado.
#3 Fontes
Há muitos anos que as fontes são usadas em cidades, casas e até ambientes empresariais. As fontes são uma ótima forma de conectar sua moradia com a água.

Além de poder ser feitas em praticamente qualquer ambiente, elas podem ser adaptadas para a necessidade do local. Existem fontes que podem ser feitas no interior de edifícios, servindo também como uma peça decorativas, outras fontes podem ser externas e podem ser integradas em piscinas e até no paisagismo.
O barulho de água criado pelas fontes ainda pode promover a tranquilidade em uma ambiente, são ótimos lugares para promover por exemplo a meditação.
#4 Cascatas
Cascatas podem ser integradas em escadas, mezaninos e até em casas inteiras como o exemplo da Casa da Cascata do conhecido arquiteto Frank Lloyd Wright.
Podem ser criadas em paredes de pedra, madeira, espelhos ou vidros e criam ambientes tranquilizantes. As cascatas comumente são instaladas em salas, porém podem também fazer parte de ambientes comerciais como escritórios.
Quando possível, cascatas também podem ser feitas para dividir ambientes como sala e cozinha, por exemplo, deixando o ambiente mais leve e fluido.

#5 Sistemas de irrigação integradas

Existem muitas formas de integrar a natureza e a água da chuva nas construções. Sistemas de irrigação integrados são ótimas opções para economizar água e dinheiro.
A água da chuva pode ser usada para irrigação, descargas e até lavagem de espaços. Os sistemas de aproveitamento da água da chuva, são vários. Podem ser pisos permeáveis ou até mesmo telhados verdes, que possibilitam a criação de hortas e filtro da água da chuva.
--
Are you ready to be a #proudimmersive?
Para mais conteúdos informativos acesse
Para orçamentos e projetos de arquitetura escreva para
コメント