Como conectar a chuva a arquitetura em 5 exemplos:
- Ana Vitória Magalhães
- 12 de jan. de 2021
- 2 min de leitura
É possível conectar a arquitetura com a 💧 chuva em muitas situações
E hoje trouxemos exemplos de todo o mundo de como esta integração pode ser feita, confira! 👇🏽
1️⃣ REAPROVEITANDO ÁGUA:
A água da chuva pode ser valiosa para jardins, limpeza e para irrigação. O projeto Raindrop busca trazer exatamente este conceito e pode ser instalado em qualquer casa. A grande gota de água serve como reservatório para a chuva que pode ser retirada com uma torneira.
Geralmente sistemas de captação de água da chuva podem ser instalados em telhados ou calhas. É indicado usar filtros para deter as menores impurezas. A água da chuva pode ser usada na limpeza, na descarga de banheiros e até na irrigação de plantas.

2️⃣ COM CASCATAS:
O projeto Shenwan Street Park cria uma cascata em um parque público que pode ser utilizada por varias pessoas. A cascata usa agua da chuva para criar o efeito refrescante.
Em muitos parques ao redor do mundo é comum ter estruturas de diversão e até banho com a água no espaço público. Superfícies com água como espelhos d'água, lagos ornamentais e piscinas públicas aumentam a umidade relativa do ar e criam espaços de refrescância para os habitantes.

3️⃣ CRIANDO PERMEABILIDADE:

Cidades com asfalto reduzem os espaços penetráveis do solo, porém os pisos impermeáveis podem aumentar os espaços permeáveis das cidades
Estes pisos são muito indicados para jardins e parques públicos.
4️⃣ INTEGRANDO O CICLO:
A chuva pode fazer parte do edifício como elemento estrutural na arquitetura como no projeto do Hotel Emperor. Normalmente projetos convencionais de arquitetura tentam barrar a água da chuva, criando barreiras, toldos e grandes superfícies impermeáveis.
Porém mais vale se espelhar na natureza, uma vez que é possivel criar ciclos para a água dentro da arquitetura. É mais vantajoso para o planeta e para os habitantes criar espaços de evaporação e chuva que possam ser integrados dentro dos edifícios.

5️⃣ AUMENTAR SUPERFÍCIES VERDES:
Telhados verdes podem aumentar a superfície permeável dos edifícios, além de ser uma oportunidade para reutilizar a água da chuva.
Os telhados verdes trazem muitos beneficios para o entorno. Um deles é a criação de mais superfícies naturais que permitem com que pequenos insetos e passarinhos possam se abrigar. O telhado verde também pode ser usado como superfície para pequenas plantações. Vegetais como abóboras ou beringelas crescem facilmente neste ambiente que tem sol e água o ano todo.
A água da chuva também é uma grande aliada, pois ela é absorvida pelo telhado e pode ser filtrada pelas plantas e depois usada na limpeza ou irrigação de jardins menores.

Gostou?
Compartilhe este conteúdo inspirador!
Fonte: ArchDaily, 2020
Comments